Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Contradição

CONTRADIÇÃO Já era difícil tentar perceber as imagens que nos entram pelas telas, "uma guerra", aqui mesmo na velha Europa, no nosso século, no nosso tempo, com o que já vivemos, com o que conquistamos, com o que conseguimos, co m o que a História nos deixou? Não se justifica... Realmente, as guerras não deixaram de existir, apenas adormeceram e o ódio foi acumulando e ganhando força nos corações das pessoas...Estamos em plena guerra e não sabíamos! São vários focos de destruição e dor...é o exemplo de Israel e Palestina, quantos anos mais terão de viver assim? Quanto tempo os mais fracos terão de suportar o sofrimento?QUAL MAL FAZEMOS UNS AOS OUTROS E A TERRA ONDE VIVEMOS, AO NOSSO MUNDO? Viver dias e meses de preparação para uma JMJ, receber pessoas do outro lado do mundo, viver dias intensos de alegria, de comunhão, de aprendizagem, com culturas, tradições e línguas diferentes, quase tudo isto desvaneceu e nos passou ao lado.
"O Detalhe e O Pormenor"

São tantas as vezes que nos deparamos com estas duas situações durante o dia.
O Pormenor que muitas vezes nos atrapalha e incomoda, nas conversas, nos olhares, nas intrigas, nas brigas, nas maldades...O facto de muitas vezes recorrermos ao pormenor para magoar o outro, pensarmos só em nós... no nosso bem, porque "eu" primeiro! De perdermos tempo com um pormenor, sem significado, sem razão que nos tira o sono, a calma, a paz....Tal e qual a pilha pendurada com fita adesiva , de propósito numa estante de arquivo e que já fez alguém parar, olhar e pensar..."O que estará isto aqui a fazer?"" E porquê?" "Isto tem algum significado?"...
O Detalhe algo que vamos perdendo no dia a dia visto estarmos envolvidos numa sinestesia de pormenores.
O Detalhe num olhar, num sorriso, num "olá", num carinho, num abraço apertado, numa palavra amiga e verdadeira. O Detalhe de afastar uma cadeira do caminho porque atrapalha e o colega ao passar pode tropeçar e magoar-se. Não há tempo, posso contornar o obstáculo e passar em frente! Tenho um pequeno pormenor para resolver!
 O Detalhe de apenas observar ou contemplar o que está ao meu redor faz-me entender que o Pormenor só atrapalha e que uma vida de Detalhes é mais plena e vivida!


Comentários

Mensagens populares