Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Contradição

CONTRADIÇÃO Já era difícil tentar perceber as imagens que nos entram pelas telas, "uma guerra", aqui mesmo na velha Europa, no nosso século, no nosso tempo, com o que já vivemos, com o que conquistamos, com o que conseguimos, co m o que a História nos deixou? Não se justifica... Realmente, as guerras não deixaram de existir, apenas adormeceram e o ódio foi acumulando e ganhando força nos corações das pessoas...Estamos em plena guerra e não sabíamos! São vários focos de destruição e dor...é o exemplo de Israel e Palestina, quantos anos mais terão de viver assim? Quanto tempo os mais fracos terão de suportar o sofrimento?QUAL MAL FAZEMOS UNS AOS OUTROS E A TERRA ONDE VIVEMOS, AO NOSSO MUNDO? Viver dias e meses de preparação para uma JMJ, receber pessoas do outro lado do mundo, viver dias intensos de alegria, de comunhão, de aprendizagem, com culturas, tradições e línguas diferentes, quase tudo isto desvaneceu e nos passou ao lado.

Uma vida


UMA VIDA…..
Todas as manhãs acordo com o desejo de viver um dia melhor que o anterior. Na esperança da pequena luz da lua que Deus me brinda e que me abraça, despedindo-se para dar lugar ao astro maior iluminando-me e banhando-me com as suas graças.
Respiro fundo, sorrindo e acenando para a vida, para o início tímido da manhã, agradecendo pelo meu acordar, pelos que ainda deixo a dormir o soninho dos anjos, por aqueles que com dificuldade já estão acordando. Pela contemplação e tudo o que me rodeia, pelo céu – ora limpo, ora nublado- pelas montanhas e vales que me acompanham no percurso. Pelo ar nervoso de todos os que me acompanham pelo caminho não querendo chegar atrasados aos seus lavores… Tudo isto…simplesmente GRATIDÃO!
E o dia continua….Nem sempre tão bem como começou, porque apesar dos “bons dias”, apesar do sorriso, apesar das palavras sinceras e confiantes, Existem os rancores, os pormenores, as precisões e as desordens de uns, afetando o mundo de calma e serenidade criado ao acordar….
Tudo se torna um reboliço, desordem total. São decisões que devem ser tomadas rapidamente, respostas que não podem esperar, provocações e pequenas guerras que devem ser evitadas ou travadas… Aprendendo constantemente que nem tudo e nem todos nos fazem bem, afastando-me de situações que ameaçam acabar com a calma e serenidade criada a cada amanhecer. Então começa a batalha interior, para não perder a essência, a autoestima, a paz interior, o respeito por mim mesma, a moral e os valores que defendo. Tudo isto…simplesmente EQUILÍBRIO!
Encontrando no percurso alguém que apesar de tudo nos faz sorrir, nos acarinha com palavras amigas e gestos de quem nos quer bem, de alguém que desabafa, alguém que precisa de mim e de alguém que brinca e trabalha com o mesmo empenho e dedicação, tornando tudo mais fácil. Tudo isto…simplesmente GRATUIDADE!
                E o dia finda outra vez…chegar a casa e controlar os “rebeldes” que saturados das horas que não estão comigo querem dominar a situação…gritaria, risadas e correria, beijinhos e abraços, muitos abraços à mistura….Uma sinestesia de arrumações, de aromas, confecção e sabores dos manjares com a água que nos purifica e lava o corpo refrescando até a alma do cansaço de um dia assim! Tudo isto…simplesmente AMOR e DEDICAÇÃO!
                Lá fora o escuro de mais uma noite iluminada, ou não, pela lua e as estrelas, damos graças ao Senhor por mais um dia…
O silêncio, o encontro comigo mesma, procurando a calma e a serenidade, o equilíbrio, a contemplação…procurar que tudo faça sentido, que nada se torne vazio, escuro e frio e aí encontrar o sono e dormir em paz…Tudo isto…simplesmente ENCONTRO!
                E só me encontrando e sendo assim, posso viver plenamente os Detalhes que me são oferecidos nesta caminhada que se chama vida. Aprendendo, errando, caindo e levantado todos os dias e fazendo de todos os dias um recomeço!
Anabela 19fev19


Comentários

Mensagens populares