Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

Contradição

CONTRADIÇÃO Já era difícil tentar perceber as imagens que nos entram pelas telas, "uma guerra", aqui mesmo na velha Europa, no nosso século, no nosso tempo, com o que já vivemos, com o que conquistamos, com o que conseguimos, co m o que a História nos deixou? Não se justifica... Realmente, as guerras não deixaram de existir, apenas adormeceram e o ódio foi acumulando e ganhando força nos corações das pessoas...Estamos em plena guerra e não sabíamos! São vários focos de destruição e dor...é o exemplo de Israel e Palestina, quantos anos mais terão de viver assim? Quanto tempo os mais fracos terão de suportar o sofrimento?QUAL MAL FAZEMOS UNS AOS OUTROS E A TERRA ONDE VIVEMOS, AO NOSSO MUNDO? Viver dias e meses de preparação para uma JMJ, receber pessoas do outro lado do mundo, viver dias intensos de alegria, de comunhão, de aprendizagem, com culturas, tradições e línguas diferentes, quase tudo isto desvaneceu e nos passou ao lado.
EM JEITO DE ORAÇÃO…
Deus (que é) mistério – o (ser) Sem Nome que eu não consigo agarrar nem compreender.”
            Lendo esta frase num pequeno trecho de uma oração, fiquei intrigada…
            Realmente, eu de Deus nada sei… é um mistério, um ser magnífico -“Sem Nome”-, que me é difícil de “agarrar” e “compreender”…
            Deixo, muitas vezes, criar um fosso, um abismo profundo entre nós, que apesar da Sua presença constante não O sinto, apesar da Sua voz atractiva a cativante trazida pela brisa leve não O compreendo. Talvez por medo do desconhecido? Talvez por comodismo? Não sei…
            Este Deus que trato como “mistério”, por amor verdadeiro e autêntico, enviou o Seu único Filho, em pessoa, bater de mansinho à porta do meu coração…Esse Jesus que sussurra o meu próprio nome, que me chama de amigo e com palavras de alento, animo e conforto suaviza os meus momentos mais difíceis, não esquecendo os momentos mais felizes, estando sempre comigo celebrando a vitória e o sucesso.
            Escreveu, um dia, Santo Agostinho:"Deus está mais próximo e mais íntimo de mim que eu próprio". Que posso eu fazer se Este Deus que me conhece, muito antes de ser fecundada no ventre da minha mãe, que sabe o que direi, o que farei, o que penso, me diz: "Os meus planos não são os vossos planos, os vossos caminhos não são os meus caminhos.
            Inumeráveis são as horas em que me vejo Sobre os rios da Babilónia” sentado a chorar “com saudades de Sião”, eis que no meio da escuridão surge uma luz…nem me apercebo que esse Deus que eu o colocava distante, que não o queria alcançar nem compreender, me abraça, me pega ao colo e me tira do poço escuro sempre que por diversas razões me sinto perdida, sozinha.
            Agora, apesar da minha pequenez, apesar da minha imperfeição, percebo que esse “Deus mistério – Sem Nome” é o meu Senhor e meu Deus e que para “agarrá-lO” e “compreende-lO” basta apenas dizer: “Senhor que queres que eu faça? Aqui estou!”



Anabela Gomes

Comentários

Mensagens populares